O que é GPS? Funcionando

O que é GPS?

GPS é um dispositivo ou sistema integrado em um telefone celular. GPS profissional são dispositivos de alta precisão usados ​​em campo para orientar e saber a localização exata de onde você está ou a rota precisa.

Neste artigo vamos ver o GPS orientado para a telefonia móvel, pois é onde é encontrado diariamente. A sigla GPS significa: Global Positioning System ou Global Positioning System (em inglês).

O que é GPS?

A primeira forma de uso do GPS foi para ser usado na defesa militar dos Estados Unidos, tendo um sinal de 24 satélites em órbita ao redor da Terra. Não foi até a década de 1980, quando o uso de satélites foi transferido para a esfera civil para que os indivíduos pudessem usar esses satélites para começar a usar o GPS.

Atualmente todos os celulares possuem um GPS integrado que é usado tanto para se localizar, para rastrear um celular perdido ou para compartilhar a localização com outra pessoa.

Como você obtém a localização de um ponto com o GPS?

Embora pareça incrível, a sofisticada tecnologia do GPS é gratuita para quem possui um aparelho com a função GPS. Isso funciona em qualquer condição climática (pode não ser preciso em tempo chuvoso ou nublado), também está disponível 24 horas por dia, e hoje você também pode obter a localização com o sinal de internet sem ter o GPS ativado.

localização gps

O GPS funciona com o princípio matemático da triangulação do sinal, é necessário que 3 satélites localizem o dispositivo que tem o GPS ativado para que a localização exata seja obtida com a triangulação.

Existem atualmente 31 satélites operacionais orbitando a Terra para obter um sinal de GPS. O mínimo de satélites necessários para localização é 3, mas quanto mais satélites conectados, mais preciso será o sinal.

Para que serve o gps?

Um GPS em um celular tem muitas funções, hoje vários aplicativos solicitam permissão do GPS para oferecer recomendações do local entre outras funções. Todos os dispositivos, sejam Android ou Iphone, possuem GPS integrado.

  • Compartilhar localizações: Seja compartilhando uma URL de geolocalização de um mapa, ou usando um aplicativo como o WhatsApp, é possível compartilhar a localização de um ponto ou em tempo real.
  • Mostrar percurso graças ao Google Maps: O aplicativo Google Maps permite obter as coordenadas de qualquer ponto e criar um percurso, seja de carro, a pé ou usando serviços públicos.
  • Saiba onde você está no momento: Se você digitar no buscador do Google “onde estou agora gps” do seu celular, o ponto exato será mostrado no mapa.
  • Pesquisas para ganhar dinheiro: o Google Opinion Rewards é baseado em sua localização para conhecer as lojas que você visitou e realizar pesquisas nelas, para cada pesquisa paga entre € 0,08 e € 0,40.

Ative o GPS no celular

Ativar ou desativar o GPS de qualquer dispositivo é muito simples, pois geralmente é encontrado na barra de notificação do dispositivo. Ao abaixar a barra de notificação superior e clicar no ponto GPS, ele já está ativado/desativado, não é necessário realizar mais nenhuma etapa.

Dados técnicos GPS

Vale ressaltar que cada satélite emite continuamente uma mensagem de navegação de 60 bits que é expressa por segundo na frequência portadora de micro-ondas de aproximadamente 1.500 MHz. Isso não se compara a nenhuma outra frequência emitida em micro-ondas, como rádios ou redes Wi-Fi. Phi; Cada transmissão GPS dura cerca de 30 segundos e transporta 1500 bits de dados criptografados. Em outras palavras, essa pequena quantidade de dados é codificada com uma sequência pseudo-aleatória de alta velocidade (PRN) que é diferente para cada um dos satélites. Os receptores GPS realmente conhecem os códigos PRN que emitem de cada satélite e podem não apenas decodificar o referido sinal, mas também distinguir entre diferentes satélites.

É necessário ter o GPS ativo para rastrear um celular?

É verdade que se um celular tiver o GPS ativado fica mais fácil localizar sua localização, porém um celular pode ser rastreado graças a outros sensores que o aparelho possui, além do sinal de cobertura e da internet. O sensor do giroscópio, que permite saber a direção para a qual o celular está apontando, e o sensor do acelerômetro, que permite saber a velocidade com que o celular está se movendo, ajudam a rastrear um celular em tempo real.

Além disso, todos os dispositivos, uma vez desligados, continuam a emitir um sinal residual, este sinal é o que permite que o celular mantenha a hora quando for ligado novamente, até um alarme soa se for desligado. Graças ao sinal residual de um celular desligado, um celular desligado pode ser rastreado até 72 horas após ser desligado.

Fuentes:

Um Comentário

  1. sarinha minha dezembro 31, 2022

Deixe um Comentário